Warren Buffett, o investidor mais famoso do mundo, disse que planeja deixar o comando de seu vasto conglomerado Berkshire Hathaway, um gigante financeiro que ele construiu ao longo das últimas seis décadas.
O homem de 94 anos —amplamente conhecido como o “Oráculo de Omaha”— disse que proporá que Greg Abel assuma como diretor executivo da Berkshire no final deste ano.
“Chegou o momento em que Greg deve se tornar o diretor-executivo da empresa no final do ano e quero apresentar isso aos diretores e obter essa recomendação”, disse ele.
Abel, a quem Buffett havia previamente nomeado como seu eventual sucessor, é vice-presidente das operações não relacionadas a seguros da Berkshire. Buffett disse que não havia avisado a ele, ou aos outros diretores da Berkshire, com antecedência, fazendo o anúncio no final da histórica 60ª reunião anual de acionistas em Omaha, Nebraska.
A Berkshire é um dos maiores conglomerados do mundo, administrando um portfólio de quase 200 empresas. Buffett assumiu o controle pela primeira vez em 1965, quando era uma fabricante têxtil de médio porte.
Buffett disse que amanhã convocará uma reunião com o conselho de administração da Berkshire para responder a perguntas sobre sua decisão. “Dois dos diretores que são meus filhos sabem sobre o que vou falar. Para o resto deles, isso será uma novidade.”
Ele acrescentou que “ainda ficaria por perto e poderia eventualmente ser útil em alguns casos” e prometeu não vender nenhuma ação da Berkshire, provocando aplausos entusiasmados dos 40.000 presentes no centro de convenções de Omaha.
“Essa é a notícia do dia”, brincou Buffett no final da reunião.
noticia por : UOL