O presidente dos EUA elogiou a força, a sabedoria e a coragem dos países de fazerem uma cessar-fogo. Logo depois do anúncio do acordo, porém, as nações se acusaram de “violações”. Índia e Paquistão trocam acusações de desrespeito a cessar-fogo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que aumentaria o comércio com a Índia e o Paquistão em uma publicação no Truth Social na noite de sábado.
“Trabalharei com a Índia e o Paquistão para ver se, depois de ‘mil anos’, uma solução pode ser encontrada para a Caxemira”, acrescentou.
Nos últimos quatro dias, Índia e Paquistão se envolveram em um confronto militar que tem sido considerado o pior entre eles, em décadas. Os países haviam concordado com um cessar-fogo, mas logo depois se acusaram de “violações”.
Trump na Casa Branca
REUTERS/Kent Nishimura
A declaração de Trump foi dada depois dessas acusações. O presidente elogiou a força, a sabedoria e a coragem da Índia e do Paquistão “para saber e compreender plenamente que era hora de pôr fim à atual agressão que poderia ter levado à morte e à destruição de tantas pessoas”.
Na manhã de sábado, Trump escreveu em sua rede social que o cessar-fogo havia sido mediado pelos EUA, mas o Ministro das Relações Exteriores do Paquistão afirmou, depois, que “três dúzias de países” estavam envolvidos na diplomacia para que as duas nações fizessem o acordo.
source
Fonte: G1