A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou na manhã desse sábado (25/05), às 8h30, um trailer contendo drones que irão mapear e monitorar as áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O equipamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que apoiará as atividades da Defesa Civil no estado gaúcho, foi levado pela aeronave KC-390 Millenium, que partiu da Base Aérea de Brasília com destino à Base Aérea de Canoas.
A Chefe do Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas, Mariana da Costa, explica a importância da infraestrutura, que vai servir de apoio para acomodação dos pilotos envolvidos nesse tipo de operação. De acordo com a servidora, o equipamento conta com dois quartos, banheiro e chuveiro, cozinha, TV, ar-condicionado e acesso à internet. “Levar o trailer via FAB foi fundamental, o que vai acelerar um pouco as atividades, pois por meio terrestre levaria alguns dias e o tempo é crucial para o começar as operações”, destacou.
Todos Unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.
Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.
Clique aqui e confira o vídeo da matéria.
Fonte: FAB