O historiador e colunista da Folha Rui Tavares lançou um podcast com o jornal português Expresso em que pretende ligar acontecimentos do presente com o passado e o futuro.
“Tempo ao Tempo” tem episódios novos às quintas-feiras e aos sábados, e pode ser acessado em plataformas como o Spotify e Apple Podcasts.
“Um dos temas recorrentes de dar tempo ao tempo será tratar daquilo que falamos também, no presente, numa perspectiva global, mas pegar cada um dos acontecimentos que estão a nos ocupar agora e levá-los para a história, seja no passado, seja no futuro. Andarmos a subir e a descer no elevador do tempo”, afirma Tavares ao fim do primeiro episódio.
Tavares, que também é deputado na Assembleia da República de Portugal e foi eurodeputado, ficou conhecido no Brasil também por outro podcast, “Agora, Agora e Mais Agora“, lançado durante a pandemia da Covid-19 em parceria com o jornal Público.
Nele, o historiador parte de uma anedota familiar para refletir a respeito dos desafios do presente, revisitando episódios e personagens históricos mais ou menos obscuros. O programa também partiu de um livro de mesmo nome que Tavares escrevia à época.
No episódio inicial de “Tempo ao Tempo”, o historiador traça uma improvável conexão entre o surf rock californiano e a Grécia Antiga, passando por Santo Agostinho e pelo Egito, para discutir sobre amor e memória —em prosa característica que fez sucesso no Brasil com “Agora, agora e mais agora”.
“Neste novo podcast semanal, a voz do autor vai guiar-nos pela micro-história e a história global, a história europeia e a história nacional, sempre com o objetivo de atualizar os dilemas das pessoas do passado e colocar em perspectiva histórica os nossos dilemas do presente”, diz o Expresso.
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
noticia por : UOL