Anúncio

Cuiaba - MT / 7 de fevereiro de 2025 - 5:15

Rastreamento de helicóptero militar foi desligado antes de bater em avião nos EUA, diz jornal


Tecnologia permite que controladores não dependam apenas do radar, que pode ter atraso de alguns segundos. Acidente aéreo matou 67 pessoas no fim de janeiro, em Washington. Destroços da aeronave que colidiu com helicóptero militar em Washington, nos EUA
Getty Images North America / Getty Images via AFP
O helicóptero do Exército dos Estados Unidos que colidiu com um avião comercial em Washington, no fim de janeiro, teve a tecnologia de rastreamento desligada antes do acidente, disse o senador dos EUA Ted Cruz ao jornal The New York Times na noite de quinta-feira (6), informou a agência Reuters.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A colisão fatal sobre o rio Potomac, em Washington, aconteceu em 29 de janeiro, e matou 67 pessoas — sendo 64 que estavam no jato da American Airlines e três na aeronave militar. O desastre aéreo foi o pior em mais de 20 anos nos EUA.
Segundo a agência, a tecnologia de rastreamento permite que os controladores de tráfego aéreo acompanhem melhor o movimento de uma aeronave. Isso porque, eles não ficam dependentes apenas do sistema de radar, que pode ter atraso de alguns segundos.
O senador republicano que passou a informação ao jornal é membro da Comissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado, onde ocorreu uma reunião fechada sobre o acidente com a Administração Federal de Aviação dos EUA e o Conselho Nacional de Segurança no Transporte.
Cruz expressou preocupação de que a tecnologia de rastreamento do helicóptero Black Hawk tenha sido desligada durante a missão de treinamento, informou o New York Times na noite de quinta-feira.
Quando em uso, a tecnologia, chamada de Vigilância Dependente Automática por Difusão (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast, ou ADS-B), transmite a posição, altitude e velocidade da aeronave, disse o New York Times.
Leia também:
ALERTAS PRÉVIOS: incidentes recentes já apontavam para risco de colisão nos EUA
MODELOS DAS AERONAVES: como são o helicóptero e o avião envolvidos no acidente
DIÁLOGO NO AR: veja conversas entre controladores de voo e tripulação de helicóptero
Colisão pouco antes do pouso
O avião envolvido na colisão é um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas e utilizado para voos regionais. De acordo com as autoridades, era um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington.
A batida aconteceu quando o avião estava a poucos metros da pista, momentos antes de pousar. A American Airlines confirmou que se trata de uma aeronave da companhia.
O helicóptero é um modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Segundo o Exército americano, nenhum militar sênior estava a bordo.
Trump faz pronunciamento sobre colisão entre avião e helicóptero em Washington
source
Fonte: G1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 7 de fevereiro de 2025 - 5:15

LEIA MAIS

Anúncio