Anúncio

Cuiaba - MT / 12 de abril de 2025 - 13:48

Rajadas de vento de 150 km/h em Pequim forçam cancelamento de voos

Pequim enfrenta rajadas de vento de até 150 quilômetros por hora neste sábado (12) que já derrubaram centenas de árvores e forçaram o cancelamento de voos em dois aeroportos, além do fechamento de pontos turísticos ao redor da capital da China.

O fenômeno climático raro para essa época do ano, vindo da Mongólia, também trouxe uma tempestade de neve e granizo em algumas regiões da cidade de 21 milhões de habitantes. Quase 700 voos nos aeroportos de Pequim-Capital e Pequim-Daxing foram cancelados, e árvores caídas danificaram carros e interditaram ruas na cidade.

Os ventos começaram na última sexta (11) e devem persistir ao longo do fim de semana, de acordo com a agência de notícias Xinhua. O sul da China também enfrenta chuvas de granizo, incomuns para o início da primavera do hemisfério norte.

Pequim emitiu um alerta oficial, pedindo que os habitantes da cidade fiquem em casa e não enfrentem os ventos, que podem bater um recorde em breve e se tornarem os mais fortes para o mês de abril desde 1951. Embora o fenômeno seja aguardado nesta época do ano, as mudanças climáticas vem aumentando sua severidade.

Uma meia-maratona marcada para acontecer no domingo (13) em Pequim foi cancelada, e rodovias em oito províncias do norte da China enfrentam restrições depois que os ventos causaram tempestades de areia na região entre a Mongólia e o rio Yangtze. O fenômeno também deve impactar a cidade de Xangai, uma das maiores da China, com mais de 24 milhões de habitantes.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 12 de abril de 2025 - 13:48

LEIA MAIS

Anúncio