Os líderes de Israel e da Rússia fazem gesto para estreitar relações, após dois anos do último contato. A última vez que Putin e Netanyahu se encontraram pessoalmente foi há a 10 anos atrás, em meio ao momento mais crítico do conflito da Síria
Pavel Golovkin/Reuters
O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, discutiram a situação no Oriente Médio e os laços bilaterais em um telefonema na terça-feira (6), informou o Kremlin através da sua conta oficial no Telegram.
A conversa teve como foco a preservação da memória da derrota da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial: “Os dois países reafirmaram sua determinação em defender a verdade sobre os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e em se opor a tentativas de revisar seus desfechos ou falsificar a história”, diz o comunicado russo.
Além disso, os líderes de Israel e da Rússia abordaram aspectos da situação no Oriente Médio e questões atuais nas relações bilaterais comerciais e militares.
Foi a primeira vez que os dois líderes conversaram desde o início do conflito na Faixa de Gaza, em 7 de outubro de 2023.
source
Fonte: G1