Nesta sexta, Lula disse, em entrevista à Rádio Clube do Pará, que o Brasil pode recorrer à OMC contra as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e garantiu que, se os EUA tomarem medidas contra o Brasil, seu governo reagirá com reciprocidade.
Ao Canal UOL, o especialista explicou que, caso Lula leve a ameaça adiante ao tribunal de apelação, dificilmente o petista terá sucesso.
Eu não vejo uma efetividade do sistema de solução de controvérsias da OMC para uma eventual demanda contra os EUA. Mesmo que se confirmasse, que o governo brasileiro conseguisse levar essa demanda adiante, essa ação, que é como se fosse um processo judicial, de uma maneira muito didática, dificilmente a OMC conseguiria aplicar alguma sanção aos Estados Unidos, dar essa vitória ao Brasil, porque ela [a OMC] não tem hoje para o governo Trump uma legitimidade. Roberto Uebel, professor de Relações Internacionais
Em 2019, o Órgão de Apelação, da OMC, foi paralisado por falta de juízes, devido aos bloqueios americanos. O órgão é responsável pelos julgamentos de recursos em disputas comerciais.
Raquel: Números de Lula mostram influência de crises sucessivas
No UOL News, a colunista Raquel Landim afirmou que a popularidade em queda do presidente Lula revela a influência de crises sucessivas enfrentadas pelo governo nos últimos meses.
noticia por : UOL