Secretárias recebem adjunta da Mulher de Cuiabá para troca de experiências sobre políticas públicas voltadas às mulheres
As secretárias municipais Mara Fernandes, da Secretaria da Mulher e Família (Semfa), e Jucélia Ferro, da Assistência Social (Semas), receberam, nesta quinta-feira (13), a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Stefanya Paiva, para uma troca de experiências sobre políticas públicas voltadas às mulheres. O encontro teve como objetivo fortalecer e aprimorar ações de acolhimento, qualificação e assistência às mulheres de Sorriso.
Durante a reunião, Stefanya Paiva apresentou programas e iniciativas que têm dado resultados positivos na capital, reforçando a necessidade de ações concretas e eficazes no apoio às mulheres. “Cuiabá implantou sua Secretaria da Mulher há quatro anos e, desde então, tem desenvolvido projetos inovadores para oferecer suporte às mulheres em diversas situações, especialmente aquelas que buscam recomeçar suas vidas. É gratificante mudar a vida e a perspectiva de futuro das mulheres que nos procuram”, explicou.
Entre os principais pontos debatidos esteve a importância de um espaço de acolhimento para atender todas as mulheres, não apenas aquelas vítimas de violência doméstica. “Nosso compromisso será de garantir que as políticas voltadas para as mulheres no município de Sorriso sejam reais e eficazes. E vimos que a qualificação profissional, por exemplo, é essencial para quebrar o ciclo da violência e fará com que elas não precisem retornar para o local de agressão”, destacou a secretária Mara Fernandes.
Segundo as gestoras, o foco das pastas de Assistência Social e da Mulher e Familia estar em trabalhar em conjunto para oferecer suporte psicológico, social e profissional, além da promoção de cursos de qualificação que permitam autonomia financeira às mulheres sorrisenses. “Nosso objetivo é unir esforços para implementar políticas públicas efetivas, garantindo mais dignidade e oportunidades para as mulheres e suas famílias”, reforçou Jucélia Ferro.
Outro tema abordado no encontro foi o Programa de Auxílio aos Órfãos de Feminicídio (PAOF), criado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal da Mulher. O programa atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que perderam suas mães vítimas de feminicídio, garantindo um auxílio financeiro correspondente a um salário mínimo, além de suporte psicológico.
“As crianças, vítimas de uma fatalidade, entram no programa após a juntada de documentos e aprovação, podendo permanecer até completarem 18 anos. Além do auxílio, elas também recebem assistência psicológica via Cras, no bairro mais próximo da moradia”, explicou Stefanya Paiva.
FONTE : MatoGrossoNews