A eleição marcada para este domingo (25) na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve, sem surpresas, confirmar Samir Xaud no cargo de presidente. O dirigente de Roraima angariou apoio de 25 das 27 federações estaduais, além de 10 clubes (de um total de 40); na prática, isso inviabilizou o lançamento de candidaturas rivais.
Xaud, 41, é médico e era, até semana passada, presidente eleito da Federação Roraimense —o mandato começaria em 2027, em sucessão ao pai, Zeca. Samir responde a um processo por improbidade de quando foi diretor do Hospital-Geral de Roraima e chegou a ter os bens bloqueados por dívidas trabalhistas de uma loja da qual foi sócio; ele diz que a primeira ação foi arquivada e que desconhece qualquer processo trabalhista.
O virtual futuro presidente promete dar transparência à CBF em um momento turbulento. A eleição de domingo, véspera da apresentação do novo técnico da seleção masculina, Carlo Ancelotti, foi convocada depois de um novo afastamento de Ednaldo Rodrigues. O agora ex-presidente, envolvido em suspeitas reveladas também pela revista piauí, nega irregularidades e se diz vítima de perseguição, por ser negro e nordestino.
O Café da Manhã desta sexta-feira (23) fala da eleição para a presidência da CBF e das disputas envolvendo a entidade. O jornalista Allan de Abreu, repórter da revista piauí, conta como está a confederação e discute os problemas de gestão recentes. E o colunista da Folha Juca Kfouri trata dos problemas recorrentes nas entidades do futebol e analisa como os rolos da CBF aparecem em campo.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Gustavo Luiz e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.
noticia por : UOL