Anúncio

Cuiaba - MT / 15 de abril de 2025 - 19:45

Pior tempestade de areia do ano tinge de laranja céu do Iraque e leva milhares aos hospitais

Uma forte tempestade de areia varreu o centro e o sul do Iraque nos últimos dois dias. O fenômeno tingiu o céu de laranja, reduziu a visibilidade dos moradores e levou milhares de pessoas a prontos-socorros com problemas respiratórios.

O porta-voz do Ministério da Saúde do Iraque, Saif al-Badr, disse que as emergências médicas no sul do país receberam 3.747 casos de iraquianos com problemas respiratórios por causa da tempestade. Mais de mil desses casos foram registrados em Basra, onde a tempestade foi especialmente severa na segunda-feira (14), e 451 aconteceram em Najaf, uma cidade bem menor.

Os moradores da província de Muthanna, na fronteira com a Arábia Saudita, também foram fortemente afetados, acrescentou al-Badr, destacando que a maioria dos milhares das vítimas de problemas respiratórios já havia recebido alta.

Dois aeroportos suspenderam voos por causa da visão prejudicada, e as rodovias normalmente movimentadas de Basra, a maior cidade do sul do país, estavam quase vazias após ventos fortes sacudirem árvores e linhas elétricas.

O porta-voz do departamento de meteorologia do Iraque, Amir al-Jabri, disse que fortes ondas de poeira atravessaram o país após se originarem no leste da Arábia Saudita —uma área em grande parte desértica — e recolherem ainda mais partículas no sudoeste do Iraque, igualmente árido.

Embora tempestades de areia sejam comuns no inverno e início da primavera no Iraque, especialistas em clima afirmam que elas estão se tornando mais frequentes e intensas. À medida que o país e a vizinha Síria enfrentam secas mais longas e recorrentes, a desertificação toma áreas cada vez maiores de terras antes férteis.

Embora esta tenha sido a pior tempestade no Iraque em 2025 até agora, uma de intensidade semelhante já havia paralisado Bagdá em dezembro do ano passado, e várias outras ocorreram em 2022.

As Nações Unidas classificam o Iraque como o quinto país mais vulnerável a certos aspectos das mudanças climáticas, incluindo temperaturas extremas e a diminuição da disponibilidade de água.

Embora a tempestade tenha diminuído nesta terça-feira (15) e as temperaturas tenham caído um pouco, o sul do Iraque registrava máximas diárias acima de 38 °C antes de as ondas de areia praticamente cobrirem o sol, reduzindo a temperatura.

Durante a tempestade mais recente, muitas pessoas usaram máscaras faciais como proteção — especialmente policiais e socorristas que estavam trabalhando ao ar livre —, enquanto outras enrolaram panos em torno da boca.

A areia e a poeira se infiltraram nas menores frestas de casas e veículos, cobrindo todas as superfícies e dificultando atividades cotidianas, como o uso de computadores. A situação obrigou quase toda a população a permanecer em casa —à exceção dos trabalhadores de emergência.

O departamento de polícia de Basra divulgou uma lista de instruções para a tempestade, incluindo uma diretriz específica para as famílias: “Como a tempestade é acompanhada de sons assustadores para crianças pequenas, os pais devem explicar o que está acontecendo para que a criança possa dormir tranquila.”

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 15 de abril de 2025 - 19:45

LEIA MAIS

Anúncio