Anúncio

Cuiaba - MT / 3 de abril de 2025 - 16:47

Musk e Casa Branca negam que bilionário esteja de saída do governo Trump e atacam imprensa


Porta-voz da Casa Branca chamou reportagem do site ‘Politico’ de ‘lixo’, e Musk classificou o texto como ‘fake news’. Imprensa americana diz que saída foi acertada em consenso, mas que bilionário seguirá como conselheiro informal. Elon Musk é a pessoa mais rica do mundo em 2025
Elon Musk e a Casa Branca negaram, nesta quarta-feira (2), que o bilionário esteja deixando o governo de Donald Trump. Tanto Musk quanto a porta-voz do governo, Karoline Leavitt, criticaram a reportagem do site “Politico”, que trouxe a informação.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
De acordo com a publicação, Trump teria acertado a saída do empresário para as próximas semanas. A decisão foi tomada em consenso com Musk e já foi anunciada a aliados do presidente, incluindo membros do gabinete.
Atualmente, Musk comanda o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e atua como funcionário especial do governo, com a missão de identificar gastos excessivos e propor reformas na máquina pública.
No X, o bilionário classificou as informações do “Politico” como falsas. Já Leavitt chamou a reportagem de “lixo”.
“Elon Musk e o presidente Trump declararam publicamente que Elon deixará o serviço público como funcionário especial quando seu incrível trabalho no DOGE estiver concluído”, afirmou.
Na prática, Musk teria que deixar o governo até o fim de maio, já que a legislação limita o cargo de funcionário especial a 130 dias.
Segundo o “Politico”, fontes da Casa Branca afirmaram que Musk deve manter influência no governo após sua saída do DOGE. O bilionário provavelmente continuará como conselheiro informal de Trump.
LEIA TAMBÉM
Derrota de Trump e Musk em Wisconsin injeta ânimo aos democratas
Trump foi citado mais de 500 vezes em discurso recorde de 25 horas; expressão ‘tempos anormais’ foi dita em seis ocasiões
Tarifas recíprocas: bolsas dos EUA afundam no mercado futuro após anúncio de Trump
Saída
Elon Musk e Donald Trump em conversa com jornalistas no Salão Oval em fevereiro
REUTERS/Kevin Lamarque/Foto de arquivo
Trump e Musk já haviam indicado que a parceria poderia ter um fim próximo. Na semana passada, em entrevista à Fox News, o empresário afirmou que sua missão estaria cumprida ao fim do prazo.
“Acho que teremos realizado a maior parte do trabalho necessário para reduzir o déficit em US$ 1 trilhão dentro desse período”, disse.
Na segunda-feira (31), Trump também comentou o assunto: “Em algum momento, Elon vai querer voltar para sua empresa. Ele quer. Eu o manteria enquanto pudesse mantê-lo”.
A possível saída de Musk acontece em meio a um crescente incômodo de aliados do governo com sua imprevisibilidade. Para alguns membros da gestão Trump, o empresário se tornou um fardo político.
Também há críticas sobre o fato de Musk ter acesso a muitos dados sensíveis do governo. Membros da oposição também indicam conflito de interesses, já que empresas de Musk têm contratos com o governo.
A decisão, no entanto, não significa o fim do DOGE. A equipe de corte de custos segue em atividade até 4 de julho de 2026, conforme ordem executiva assinada por Trump. Ainda não há definição sobre quem assumirá o posto de Musk caso ele saia do governo.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
source
Fonte: G1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 3 de abril de 2025 - 16:47

LEIA MAIS

Anúncio