Reprodução
Mendes acredita que momento será benéfico para os produtores brasileiros.
APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
O governador Mauro Mendes (União) avalia que a guerra tarifária entre os Estados Unidos e a China deve beneficiar os produtores brasileiros, ao menos num primeiro momento.
Em 2024, a China importou 22,13 milhões de toneladas de soja dos EUA – número que já apresentou uma queda de cerca de 21% se comparado com anos anteriores. A tendência é que esse valor reduza em retaliação às taxações impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos fabricados na China.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Os Estados Unidos são um grande exportador também, principalmente para a China, com as tarifas que o Estados Unidos inventou, vai prejudicar o produtor americano. Não sei até onde eles vão aguentar isso, mas no primeiro momento isso é muito bom para o nosso país, porque nós vamos ter mais mercados, principalmente o mercado chinês, se abrindo os produtos brasileiros”, disse Mauro.
No ano passado, as exportações brasileiras para a China atingiram a marca de 74,65 milhões de toneladas, correspondendo a 71% do total importado para o país asiático.
Mauro ainda ironizou a situação de ver a China comunista defendendo o comércio multilateral enquanto o principal país capitalista se torna protecionista e isolacionista.
“O mundo vive um momento bastante inusitado, né? Um país comunista, como a China, defende o livre mercado, defende o multilateralismo, ou seja, o livre comércio entre os países do mundo. E um país capitalista tá se fechando. Quer dizer, algo meio surreal. E esse movimento, ele vai beneficiar o Brasil, que é um grande exportador de alimentos”, concluiu.
FONTE : ReporterMT