A Justiça dos Estados Unidos suspendeu nesta quinta-feira (6) o plano de demissão voluntária proposto pelo presidente Donald Trump para servidores federais.
O programa proposta pelo republicano deu apenas nove dias para que funcionários do governo e de agências federais respondessem se aceitariam a proposta, que oferece demissão em troca de oito meses de salários.
Sindicatos com representação de cerca de 800 mil desses servidores acionaram a Justiça durante a semana contra o plano, considerado por eles como um ultimato arbitrário e ilegal que coloca em risco o funcionamento do governo.
Uma audiência sobre o caso foi marcado pelo juiz George O’Toole para a próxima segunda-feira (10).
Lá Fora
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
“Proíbo os réus de tomarem qualquer medida para implementar a chamada ‘Diretiva Fork’ até a conclusão dos argumentos sobre a questão”, disse o juiz.
De acordo com o governo Trump, mais de 40 mil funcionários do governo dos Estados Unidos já haviam aderido ou manifestado interesse em aderir ao programa. Cerca de 2 milhões de servidores podem ser contemplados.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
noticia por : UOL