Montagem/RepórterMT
Janaina, Wellington e Pivetta aparecem quase empatados
VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT
A deputada estadual Janaína Riva (MDB), o senador Wellington Fagundes (PL) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) apareceram tecnicamente empatados na corrida ao Governo do Estado nas eleições de 2026. Em pesquisa estimulada divulgada pela Paraná Pesquisas, nesta sexta-feira (23), Janaína aparece com 21,9% das intenções dos votos, Fagundes (PL) com 19,4% e Pivetta com 16,9%.
Neste cenário, o senador Jayme Campos (União) aparece em quarto lugar, com 11,8% das intenções de votos. Já o senador Carlos Fávaro (PSD) aparece com 4,3%, Odílio Balbinotti com 4,2%, José Carlos do Pátio (PT) com 3,5% e Max Russi (PSB) com 2,4%.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
6% não souberam opinar e 9,7% disseram que votam branco ou nulo.
Em um segundo cenário divulgado pela Paraná Pesquisas, Janaína Riva aparece em primeiro lugar com 26,6% das intenções de voto. Neste cenário, o vice-governador Otaviano Pivetta aparece em segundo lugar, com 19%, enquanto Jayme Campos aparece em terceiro, com 14,7%.
Carlos Fávaro e Odílio Balbinotti apareceram empatados no segundo cenário, com 5,7%.
Já Zé do Pátio foi citado por 4,5% dos entrevistados e Max Russi por 3,2%.
7,2% não souberam opinar e 13,3% votam branco ou nulo.
No terceiro e último cenário, 22,1% dos entrevistados disseram que votam em Janaína Riva para o Governo do Estado em 2026, enquanto 21,4% disseram que votam em Wellington Fagundes e 17,5% em Otaviano Pivetta.
Jayme Campos foi citado por 11,9% dos entrevistados, Carlos Fávaro por 4,4%, José Carlos do Pátio por 3,6% e Max Russi por 2,5%.
Neste cenário, 6,5% não souberam opinar e 10,2% disseram que votam branco e nulo.
Espontânea
Já na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é apresentado aos entrevistados, 10,3% optou pelo nome do governador Mauro Mendes (União) para reeleição. No entanto, de acordo com a legislação, o governador só pode exercer dois mandados seguidos e Mendes já está em seu segundo mandato como chefe do executivo estadual.
Na modalidade espontânea o vice Otaviano Pivetta aparece em segundo lugar com 2,3%, seguido de Wellington Fagundes, com 1,2%.
O prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL) também foi lembrado pelos entrevistados nesta pesquisa e apareceu em quarto lugar com 1%, assim como Janaína Riva.
Jayme Campos foi citado por 0,5% dos entrevistados e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) por 0,4%.
Carlos Fávaro, José Carlos do Pátio e Odílio Balbinotti aparecem empatados com 0,3%.
Outros nomes foram citados por 1% dos entrevistados. Já 74,6% preferiram não opinar, enquanto 6,8% disseram que votam branco ou nulo.
A mesma pesquisa apontou Mauro Mendes (União) como preferido ao Senado, com Janaína Riva em segundo lugar e o ex-governador Pedro Taques em terceiro. O levantamento também mostrou uma avaliação positiva de 82,7% dos entrevistados em relação à atual administração do Estado.
LEIA MAIS: Mauro Mendes lidera corrida para o Senado com 60%; Janaína fica em 2º lugar
LEIA MAIS: Gestão Mauro Mendes é aprovada por 82,7% dos mato-grossenses
A Paraná Pesquisas ouviu 1540 pessoas em 60 municípios do estado. O nível de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas entre os dias 7 e 11 de maio.
Veja os gráficos:
Paraná Pesquisas
Paraná Pesquisas
Paraná Pesquisas
Paraná Pesquisas
FONTE : ReporterMT