
Protesto em Harvard, nos EUA
REUTERS/Nicholas Pfosi
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, achou um novo rival no país: a Universidade Harvard. A crise começou nesta segunda-feira (14), depois que a direção da universidade se recusou a aceitar diversas exigências do presidente americano.
Entre as exigências negadas, estava encerrar programas de diversidade e denunciar alunos considerados “hostis” aos valores americanos. Em uma carta, o presidente de Harvard, Alan Garber, disse que nenhum governo, independente do partido, deve ditar as diretrizes que as universidades privadas devem seguir.
Logo após a recursa, Trump bloqueou mais de US$ 2 bilhões em recursos federais para Harvard. Nesta terça-feira (15), o presidente ameaçou cortar isenções fiscais da universidade. A medida é vista como uma tentativa de Trump de interferir na autonomia das universidades e perseguir alunos que participaram de manifestações pró-palestina no ano passado.
Nas últimas semanas, estudantes árabes, em situação legal, foram presos por oficiais de imigração dentro das faculdades, acusados de atos antissemitas.
noticia por : UOL