Anúncio

Cuiaba - MT / 16 de janeiro de 2025 - 21:08

Flixbus diz que ANTT descumpre decisão judicial

A menos de um mês do fim de seu mandato, o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, deu um ultimato para que sete empresas de ônibus entreguem seus contratos com a Flixbus.

Nos sete ofícios enviados, Vitale avisou que as viações poderão sofrer medidas “de natureza judicial coercitiva”. O Painel S.A. obteve cópia.

A Flixbus é uma plataforma de venda de assentos e mantém parceria com oito empresas regulares de ônibus

Para as empresas, a investida descumpre decisão judicial, que as blindou de um processo investigativo da ANTT por, supostamente, estarem subcontratando a Flixbus.

A situação chegou a esse limite por denúncias da Abrati, que reúne as empresas regulares de ônibus interestaduais. A associação afirma que a Flixbus estaria operando de forma irregular.

É comum, por exemplo, que o ônibus seja adesivado com a marca da Flixbus.

No processo, no entanto, a Flixbus e as empresas questionaram a agência sobre o que vem a ser a sub-autorização, algo que não foi esclarecido. Elas se defendem ao dizer que, em nenhum momento, operam como fachada para a Flixbus.

Para evitar danos aos passageiros nas festas de fim de ano, a empresa Catedral e a Flixbus foram à Justiça e conseguiram uma medida cautelar que, na prática, paralisou o processo até que a ANTT esclareça os questionamentos das empresas.

Em vez disso, a agência marcou reuniões com as empresas em que pediu, informalmente, os contratos.

“A postura da ANTT confirma o descumprimento de ordem judicial ao prosseguir com o processo e evidencia que houve falta de transparência regulatória, já que, mesmo após diversas solicitações formais e em reunião com a agência, a definição do conceito de sub-autorização permanece vaga e indefinida”, disse a Flixbus em nota.

“A empresa reforça que espera da ANTT uma definição clara e objetiva, construída por meio de um processo regulatório isento, e aplicável para todas as empresas do setor.”

Consultada, a ANTT disse que a investigação decorre de uma denúncia e segue em sigilo.

Com Stéfanie Rigamonti


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 16 de janeiro de 2025 - 21:08

LEIA MAIS

Anúncio