
Brics
Isabela Castilho | BRICS Brasil
Diferente do que vem acontecendo no Rio de Janeiro, cidades europeias não costumam decretar feriado em dias de realização de grandes eventos. No dia 7 de julho, a capital fluminense vai paralisar atividades por causa da realização da cúpula do BRICS.
Já nesta segunda-feira (28), nove escolas – uma pública e oito particulares – ficaram fechadas durante a tarde, por causa de um evento dos chanceleres do grupo no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul.
No ano passado, a Prefeitura também decretou feriado de dois dias durante a realização do G20 no Rio, em 18 e 19 de novembro. Na ocasião, muitas pessoas acabaram emendando em uma espécie de feriadão iniciado no dia 15.
Mas as medidas não são características de outras cidades que costumam receber grandes eventos com líderes estrangeiros. Em Paris, as aulas, por exemplo, seguem normalmente, como ressalta a correspondente da Band Sonia Blota.
É vida que segue. Eles só param mesmo em férias escolares. Pararam na Olimpíada, porque era uma coisa mundial. Mas é vida que segue. Não tem essa coisa de feriado, não. Nem na Rússia.
O mesmo acontece em Londres, como conta o também correspondente da Band na Europa Felipe Kieling.
Aqui não tem esse ponto facultativo. Algumas ruas ficam interditadas, mas não tem isso que eles estão fazendo no Rio. Londres é uma cidade também impressionante, porque teve uma vez, inclusive, que eu fiz uma matéria para o esporte, que, em um dia, teve um jogo no Emirates, Arsenal e Tottenham; em Wembley, um jogo de rugby para 80 mil pessoas; e na Arena O2 teve um show também para 30 mil pessoas, e a cidade não sofreu, conseguiu comportar muito bem. Mas não tem essa de pedir para as pessoas não irem trabalhar, ficar em casa, fechar a escola, nada. Eu acho que não faz sentido.
A manicure Dayane Mota tem um filho de oito anos, que estuda em uma escola municipal. Para ela, os feriados acabam prejudicando o desenvolvimento dele.
Eu acho um pouco desnecessários esses feriados, porque acaba prejudicando a criança no desenvolvimento. Atrapalha a gente que trabalha, porque não tem com quem deixar o filho, desorganiza toda a nossa rotina. E meu filho tem oito anos, está no segundo ano da alfabetização. Fica um tempo sem ir para a escola, aí às vezes já fica com preguiça, já não quer mais ir, é ruim, atrapalha a rotina das crianças e a aprendizagem também.
A reunião de cúpula do BRICS acontece nos dias 6 e 7 de julho, domingo e segunda-feira. Apesar do feriado, o comércio de rua, restaurantes, hospedagens, pontos turísticos, estabelecimentos culturais e serviços essenciais devem funcionar regularmente.
noticia por : UOL