Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado”, participará de uma live na CasaFolha no próximo dia 15, uma terça-feira, às 19h30. No evento, ele vai tirar dúvidas ligadas a seu curso “Escrita criativa”, disponível na plataforma desde o dia 23 de março.
A live será transmitida no site casafolhasp.com.br. O mesmo endereço hospeda diversos cursos exclusivos de diferentes personalidades, como o cineasta José Padilha, o ex-ministro Pedro Malan e, a partir de 29 de abril, a chef Helena Rizzo, que comanda o restaurante Maní.
Para acessar o streaming e participar da sessão ao vivo com Vieira Junior, é preciso ser assinante da CasaFolha.
É possível se vincular à plataforma pelo endereço casafolhasp.com.br/assine. A assinatura, com desconto promocional de 67%, sai por R$ 19,90 por mês no plano anual (R$ 59,90 sem a promoção) e inclui acesso ilimitado a todas as notícias da Folha no site e no aplicativo para celular e tablet.
Quem já é assinante da Folha não precisa de uma nova assinatura; basta fazer o upgrade por R$ 10 adicionais no plano do jornal em casafolhasp.com.br/upgrade.
Membros da CasaFolha podem assistir a todo o conteúdo do streaming, que foi lançado em setembro do ano passado. Já são 19 cursos disponíveis, e novas aulas são lançadas todos os meses. A próxima estreia será no dia 10 de abril: Aline Wolff, psicóloga da medalhista olímpica Rebeca Andrade, ensina “Preparação mental e o equilíbrio das emoções”.
Na live com Itamar Vieira Junior, ele responderá a perguntas enviadas com antecedência por meio de um formulário que os assinantes da CasaFolha receberão no email cadastrado na plataforma. Além disso, também será possível participar por meio de um chat durante o evento.
A ideia é aprofundar alguns temas que o escritor já abordou em seu curso e explorar outros aspectos relacionados à sua carreira.
Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, Vieira Junior é o maior fenômeno da literatura nacional nos últimos anos. Seus livros foram traduzidos em mais de 25 países e venceram diversos prêmios, como o Oceanos, o Leya e o Jabuti, espécie de Oscar brasileiro da escrita.
“Torto Arado”, embora recente, já pode ser considerado um clássico, e “Salvar o Fogo”, lançado em seguida, expande o universo em que tantos leitores mergulharam.
Ao longo de 12 aulas na CasaFolha, Vieira Junior usa sua própria trajetória para abordar todas as etapas da produção de uma obra literária. Na primeira lição, por exemplo, fala sobre como se tornar um escritor.
Ele discute tópicos como a importância de o escritor ter uma rotina de escrita, o papel do agente literário e os caminhos para conseguir publicar uma obra. Ele cita como exemplos, além de “Torto Arado”, seus dois trabalhos anteriores, “Dias” e “A Oração do Carrasco”.
Em seguida, o escritor explora seu próprio processo criativo. Ele conta como muitas das suas ideias surgem a partir da observação do mundo e afirma que, para elas se desenvolverem, precisa também da memória e da imaginação.
No seu caso, porém, nada é mais importante do que as personagens, pois é em torno delas que as histórias se desenrolam. O autor revela que “Torto Arado” e “Salvar o Fogo” nasceram a partir das figuras centrais dessas narrativas e explica como escolhe seus respectivos nomes.
Em outra aula, Vieira Junior diz que escritores costumam planejar o texto, mas ele também sugere que seja dado espaço para a intuição, já que o rumo das personagens pode fugir do previsto. Ele ainda apresenta técnicas para fisgar o leitor desde a primeira página e discute o que fazer em caso de bloqueio criativo.
Ele observa, porém, que não existe fórmula mágica. “O que faz com que um livro seja bem acolhido ou não pelo público leitor? Isso é um mistério, nunca sabemos o que vai acontecer com cada livro e temos que estar preparados para isso”, afirma. “O importante é que a gente tenha segurança sobre a nossa vocação, não importa se lido por um, por dois, por 20, por 1 milhão de leitores.”
Seu curso integra a jornada “Comunicação e Criatividade” da CasaFolha, que já conta com outros nomes consagrados: o cineasta José Padilha, diretor de “Tropa de Elite”, fala sobre “a arte de contar histórias”, enquanto Giovanni Begossi e Micarla Lins, campeões de oratória e debate competitivo, ensinam “comunicação persuasiva”.
Como assinar a CasaFolha
Para assinar a plataforma, basta entrar em casafolhasp.com.br/assine. A assinatura, com desconto de 67% no lançamento, sai por R$ 19,90 por mês no plano anual (R$ 59,90 sem a promoção) e inclui acesso ilimitado a todas as notícias da Folha no site e no app.
Quem já é assinante do jornal não precisa de nova assinatura. Basta fazer o upgrade por R$ 10 adicionais no plano do jornal para ter à disposição todo o conteúdo da CasaFolha: casafolhasp.com.br/upgrade.
noticia por : UOL