Anúncio

Cuiaba - MT / 13 de maio de 2025 - 7:41

ALMT instala CST para fortalecer a consciência e valores da agricultura familiar

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta segunda-feira (12), a Câmara Setorial Temática (CST) que vai discutir os valores e fortalecer a consciência sobre a importância da agricultura familiar no estado. A iniciativa é do deputado Júlio Campos (União), que propõe o espaço como fórum de diálogo entre parlamentares, especialistas e representantes do setor.

O presidente da CST, José Esteves Lacerda, afirmou que a câmara tem a finalidade de tornar o poder público consciente dos deveres institucionais com o trabalhador da agricultura familiar. Segundo ele, o pequeno produtor não está sendo ouvido pelo Estado (município, estados e União).

“Eles colocam 70% da comida na mesa do brasileiro, não apenas dos mato-grossenses. A agricultura familiar gera cerca de 40% dos empregos nos municípios da atividade das pessoas ativas, com menos de 20 mil habitantes. Isso representa 68% dos municípios brasileiros. É uma atividade altamente representativa”, explicou Lacerda.

O presidente da CST disse que a câmara tem 180 dias para realizar os trabalhos e que vai formatar um calendário para as futuras discussões. “Na quinta-feira (15) haverá uma reunião entre os integrantes da Comissão para definir a metodologia de trabalho e quais são os pontos mais importantes para a gente desenvolver. No final dos trabalhos será produzido um relatório com todas as demandas de políticas públicas voltadas à agricultura familiar”.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri), Divino Martins, afirmou que existem em todo o estado pelo menos 500 assentamentos, com cerca de 150 mil famílias que precisam de políticas públicas para atender a demanda como à aquisição de créditos financeiros para produção.

“O ministro em exercício do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda, propôs à CST que o Ministério da Agricultura e Pecuária auxilie nas construções das políticas públicas para atender os pequenos produtores em Mato Grosso. “Acreditamos que a soma dos esforços dos governos federal, estadual e municipais, vai trazer um resultado mais eficaz às políticas públicas aos pequenos produtores de Mato Grosso”, disse.

Ele afirmou que o Ministério da Agricultura está capitaneando em parceria com a Fetagri e outras instituições estaduais o Programa Solo Vivo (programa que é referência nacional) e que no próximo dia 16, o presidente da República estará em Campo Verde para testemunhar as ações e a efetividade desse programa.

“São quase 500 milhões de reais investidos na agricultura familiar do Estado do Mato Grosso, através do governo federal. Em outra ação, o governo trouxe a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para a Baixada Cuiabana, a mesma que transformou a realidade do agronegócio brasileiro e que agora será um instrumento de transferência de tecnologia e de políticas públicas para ajudar a transformar a realidade da agricultura familiar”, destacou Lacerda.

Fonte: ALMT – MT

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 13 de maio de 2025 - 7:41

LEIA MAIS

Anúncio