RepórterMT
Prefeito vistoriou os espaços nesta quinta-feira (02).
APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) anulou as inagurações do Mercado do Porto e do Aquário Municipal, que haviam sido feitas pelo ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nos últimos dias de seu mandato. Ambos os espaços foram inaugurados de forma antecipada e sem que as obras tivessem sido concluídas.
Em vistorias realizadas na tarde desta quinta-feira (02), ele determinou que a associação de feirantes deixe a administração do Mercado do Porto de forma imediata. E também mandou suspender a cobrança de entradas no Aquário Municipal, que vinham sendo feitas mesmo sem a conclusão das obras.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Abilio acusa a antiga coordenação do Mercado do Porto, que já foi exonerada, de ser omissa e conivente com as irregularidades cometidas pela antiga administração. Um novo coordenador deverá ser nomeado nessa sexta-feira (03).
“Nós vamos romper de imediato. Não é mais a associação que administra o Mercado. A associação não tem mais nenhum vínculo com o Mercado”, disse o prefeito.
“A associação não tem mais poder, nós vamos buscar os métodos jurídicos. A associação não tem mais poder administrativo sobre a feira do porto”, acrescentou.
Abilio também pediu que seja feito um levantamento de quanto a associação movimentou nos últimos 12 meses. Cada feirante do mercado contribui com uma espécie de mensalidade para custeio da manutenção do Mercado do Porto.
“Tem lugares que ela cobra mil reais, outros que ela cobra muito mais do que isso para cuidar do espaço que é de administração do poder público. E eu quero o extrato da movimentação inclusive da última pessoa que era coordenadora daqui”, determinou o prefeito.
“Tem denúncias inclusive nas redes sociais, na OLX, de que tinha gente até vendendo box. Então quero que você faça o seguinte cruzamento: quem assumiu banca nova aqui? Qual foi o procedimento para assumir banca nova? Eu quero saber. Houve algum chamamento público? Eu não me lembro de terem aberto algum chamamento público”, pediu Abilio.
O prefeito eleito ainda encontrou descarte irregular de lixo em uma área ambiental ao lado do mercado. A empresa que presta o serviço de coleta de lixo para a Prefeitura, Locar, será notificada para remover o lixo do local e instalar contêineres para descarte.
No Aquário Municipal, Abilio confirmou que a estrutura não está completa, apesar da inauguração. Ele determinou que, nos dois empreendimentos públicos, sejam anuladas as inaugurações, já que existe uma lei municipal que proíbe a entrega de obras públicas sem que elas estejam inteiramente terminadas.
Além disso, a cobrança de entradas, que eram R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia, foi suspensa até segunda ordem. Os registros eram manuais, em uma caderneta.
“Que garantia que eu tenho de que a empresa não vai receber dez entradas a vinte reais cada uma e nos informar dez entradas à meia? Que garantia que eu tenho?”, questionou o prefeito.
“Fica suspensa a cobrança do Aquário Municipal, está com entrada livre, até que seja comprovada uma forma de gestão fiscal dessa entrada. Está suspensa a partir de agora. Não tem como aceitar isso aqui”, disse o prefeito, mostrando a caderneta para os jornalistas.
FONTE : ReporterMT