*Arthur Chioro
Contribuir com o Sistema Único de Saúde (SUS) através do ensino superior e da pesquisa, essa é a missão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A Ebserh é uma estatal, ou seja, empresa controlada pelo governo com o objetivo de atender ao interesse público.
Foi criada há 13 anos e começou a operar há 10, só que seis deles foram desafiadores com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019 – 2020). Apesar dos anos turbulentos, atualmente a Ebserh constitui a maior empresa pública hospitalar do hemisfério sul, sendo atendidos 27 milhões de brasileiros ao ano.
Presta todos os serviços de forma gratuita através das Sistema de Regulação do SUS (SISREG), ou seja, 100% destinado ao SUS. O orçamento recebido é totalmente vinculado ao governo federal, com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde.
Ademais do atendimento médico ao público final, a Ebserh é encarregada por gerenciar 45 hospitais universitários (HUs), pólos importantíssimos de assistência de alta complexidade no país. Dessa forma também são responsáveis pela formação de 55 mil acadêmicos nas 14 áreas da saúde, desde médicos a enfermeiros, passando por bioquímicos e fisioterapeutas.
Curiosamente sua influência vai além, afinal não só de médicos é formado um hospital, é um vasto campo de prática profissional, é também utilizado para formação de engenheiros civis, advogados, jornalistas, entre outros.
Assista a entrevista pelo link a seguir e descubra mais como a Ebserh atua:
- Ativa pesquisas nas áreas básica e clínica
- Foco na pesquisa translacional, que diminui o tempo entre a pesquisa básica e sua aplicação clínica
- Inovações na área cirúrgica, saúde da mulher, do idoso, doenças negligenciadas e saúde mental
- Programa de resistência médica: explicação, conquistas e critérios para admissão
- Geração de empregos: concurso público e sistema de cotas
- Entrada de novos hospitais à rede Ebserh: Roraima e complexo hospitalar da UFRJ
- Construção de novos HUs em diversas cidades
- Reforma e ampliação em 28 HUs mais antigos
- Sistema de prontuário eletrônico
Acompanhe no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=-p4j4at1E78&ab_channel=RobsonCarvalho
Ouça no Spotify:
https://open.spotify.com/episode/0dpShce8LEBJm8Y3FPbmiJ?si=klg3wc7YQGugjc_TCZW2wg
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
noticia por : UOL