Mato Grosso recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), 19.440 doses da vacina Pfizer para o público de 6 meses a menores de 3 anos. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, este quantitativo deverá ser destinado à aplicação de três doses prioritariamente em crianças com comorbidades.
Na primeira etapa de distribuição dos imunizantes, será enviada a quantidade relativa à aplicação das 1ª e 2ª doses. Seguindo a orientação do governo federal, o restante destinado a terceira dose será armazenado para encaminhamento futuro.
As comorbidades contempladas nesta faixa etária foram estipuladas pelo próprio Ministério da Saúde e podem ser acessadas no documento ao final da matéria. A logística de aplicação de vacinas é desenvolvida pelas prefeituras. Para mais informações relativas à vacinação, o cidadão deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde do seu município.
A partir desta sexta-feira, até 18 de novembro, o Ministério da Saúde treinará as equipes do Estado e dos municípios para a aplicação da vacina. Por isso, as doses serão distribuídas às regionais a partir da próxima quarta-feira.
Em geral, a cobertura vacinal é preocupante, já que mais de 1 milhão de mato-grossenses não completaram a dose de reforço ou nem ao menos tomaram a 1ª dose dos imunizantes.