Anúncio

Cuiaba - MT / 24 de maio de 2025 - 9:16

“Infância e Cultura na Escola Municipal de Artes” é tema da 4ª edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades”

Cuidados e tratamentos adequados em uma fase tão importante como a infância fazem parte do foco da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude. Assim, o “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” de maio lança seu olhar atento sobre a matéria e debate “Infância e Cultura nas Escolas de Artes Municipais”. O evento, que será conduzido por profissionais que se dedicam à questão, acontece na próxima segunda-feira (26), das 19h às 21h, no Centro Cultural José Sobrinho, e é aberto a toda a população.

“Este painel tem como objetivo discutir elementos fundamentais para quem atua com arte -educação voltada ao público infantojuvenil. A proposta é refletir sobre a infância e sua relação com a cultura no contexto da Escolas Municipal de Artes, promovendo um espaço de troca entre educadores, artistas, formadores e demais agentes culturais”, sintetiza a coordenadora do encontro, Camila Zenzele Pinho, que é superintendente de Ações Culturais da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude e uma das palestrantes do evento.

Doutora em psicologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista de Assis/SP (Unesp), a psicóloga Carmem Lúcia Sussel Mariano, que é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) na área da infância e juventude na cultura contemporânea vai instigar a plateia com a pergunta “Direito fundamental das crianças: o que precisamos saber?” sobre a qual vai discorrer.

Ela, que é co-lider do grupo de pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea da UFR e coordena o projeto de pesquisa “Infância e juventude: direitos, cidadania e democracia”, atuando sobre temáticas como práticas pedagógicas respeitadoras da cidadania de crianças e mídia e infância, entre outras, vai ministrar seu colóquio às 19h.

Dheysiel Barbosa é arte-educador, ator e diretor de teatro, dança e artes circenses e, às 20h, vai conduzir o colóquio “Processos de ensino em arte no eixo sociocultural”. Sua contribuição na área da cultura marca uma trajetória de dedicação em trabalhos educativos e socioculturais, atuando como técnico de programas sociais do Sesc com atribuições significativas com foco em cultura e arte como ferramentas de transformação social. Ainda foi coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Padre Lothar sempre desenvolvendo ações de impacto comunitário e, após assumir como uma vaga de conselheiro tutelar no Conselho Tutelar da Vila Operária, voltou seu trabalho mais especificamente aos direitos da infância e juventude. Hoje, ele é coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude onde desenvolve suas atividades com diretrizes em projetos que impulsionem e valorizem a arte como instrumento de formação humana, inclusão e cidadania.

Psicóloga, arte-educadora e gestora cultural, Camila será a facilitadora do debate “Metodologias ativas: a escola de artes como política pública”, que ocorre às 21h. Mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduanda em produção cultural, arte e entretenimento pela Faculdade de Administração Artes de Limeira (Faal), a coordenadora do seminário é coautora do espetáculo “Geração de Cam”, que aborda a segurança e a infância.

Reforçando o pensamento de que a arte permite a descoberta de emoções, construção da visão de mundo e canalização das expressão de habilidades do universo infantil, Camila é enfática: “A educação artística estimula a sensibilidade, a sociabilidade e os sentidos sobre a vida com enfoque ético e autorresponsabilidade”.

Para assistir ao workshop, basta se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/… e se dirigir ao Centro Cultural José Sobrinho que fica na Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 24 de maio de 2025 - 9:16

LEIA MAIS

Anúncio