José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai que se tornou ícone de esquerda na América Latina, morreu nesta terça (13), aos 89 anos, após meses tratando um câncer de esôfago. Nascido em uma família de pequenos proprietários agrícolas, Mujica ficou marcado por seu estilo de vida simples.
Durante seu tempo na presidência do Uruguai, de 2010 a 2015, se recusou a morar no palacete que serve de residência oficial e também renunciou a parte do salário. Além de presidente, foi deputado, ministro da Agricultura e senador, cargo que deixou em 2020 por problemas de saúde.
Além do interesse em política, tinha também paixão por livros. Em 2021, recomendou em suas redes sociais a biografia “Marighella: o Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães, que recebeu de presente do ator e diretor Wagner Moura.
Confira a seguir alguns livros que permitem conhecer mais de Pepe Mujica.
“Memórias do Calabouço”
Mauricio Rosencof e Eleutério Fernández Huidobro. Editora: Rua do Sabão
Pepe Mujica, Mauricio Rosencof e Eleutério Fernández Huidobro viveram o cárcere juntos. Reféns da ditadura militar que tomou o poder no Uruguai em 1973, ficaram presos por 12 anos. Dentro da mesma cela, eram proibidos de se comunicar. Usavam um código morse improvisado, batendo os dedos nas paredes, para conversar, militar e jogar xadrez. Após o fim do regime militar e a libertação, Rosencof e Huidobro escreveram este livro que foi editado por Mujica.
Tudo a Ler
Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias
Fabián Restivo. Editora: Coragem
O livro reúne vários diálogos que Mujica teve com o jornalista Fabián Réstivo. Ao longo de dez dias, eles falaram sobre a vida, o amor, a natureza, a militância, a juventude, as contradições e as tensões do mundo. Sem respostas prontas ou cristalizadas, Mujica diz acreditar que não há uma verdade ou uma visão particular que possa se impor e resolver todos os problemas do mundo.
“Uma Ovelha Negra no Poder”
Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz. Editora: Bertrand Brasil
Esta é a biografia oficial que estabelece Mujica como ícone latino-americano. São 20 anos de entrevistas condensados em uma grande reportagem. A obra conta todo o caminho de Mujica até o poder —de uma comunidade agrícola à presidência— e suas formas de vivê-lo e exercê-lo. Depois de toda a trajetória encontrou, no topo, a solidão de se sentir uma ovelha negra em um mundo alheio, o que explica o título da obra.
“Chomsky & Mujica: Sobrevivendo ao Século 21”
Saúl Alvídrez. Editora: Civilização Brasileira
O documentarista mexicano Saúl Alvídrez reuniu pela primeira vez o ex-presidente uruguaio com o intelectual e ativista dos Estados Unidos que revolucionou a linguística. Neste livro, Mujica e Noam Chomsky conversam sobre questões que afetam a humanidade e debatem alternativas para o futuro diante das contradições da esquerda e da ameaça de um colapso civilizacional.
“O Horizonte: Conversas sem Ruído Entre Sanguinetti e Mujica”
Alejandro Ferreiro e Gabriel Pereyra. Editora: L&PM
Neste outro encontro, dessa vez entre dois ex-presidentes do Uruguai, Mujica (2010-2015) e Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000) debatem política e administração pública em seis longas sessões privadas. O socialista e o liberal lembram que é possível dialogar com lados opostos.
noticia por : UOL