Anúncio

Cuiaba - MT / 30 de abril de 2025 - 13:41

Caça a imigrantes apavora estudantes nos EUA: 'Clima de pânico crescente'

A declaração veio após a prisão de Rumeysa Ozturk, uma estudante turca abordada por agentes mascarados em Boston. O caso de Ozturk não é isolado. Prisões semelhantes vêm ocorrendo, sobretudo em universidades onde protestos pró-Palestina foram mais intensos. Além das detenções, o governo pressiona instituições de ensino superior, ameaçando cortar recursos federais daquelas que não aderirem à sua política.

Os impactos das medidas de Trump, no entanto, vão além das universidades e atingem também a educação básica. Crianças e adolescentes imigrantes, ou filhos de imigrantes, que antes enxergavam a escola como um refúgio, agora vivem sob tensão.

Logo na primeira semana de mandato, Trump assinou uma série de decretos presidenciais, incluindo a revogação de diretrizes que, por anos, restringiram a atuação do Immigration and Customs Enforcement (ICE), a agência americana responsável por deportar imigrantes e investigar violações criminais, em locais considerados sensíveis, como igrejas e escolas.

Alunos e outros membros da comunidade acadêmica protestam, pedindo que a Universidade Harvard resista à interferência do governo federal dos EUA
Alunos e outros membros da comunidade acadêmica protestam, pedindo que a Universidade Harvard resista à interferência do governo federal dos EUA Imagem: Nicholas Pfosi/REUTERS

A revogação mostra impactos nas instituições de ensino. Em Fort Worth, no Texas, é investigado um caso de um professor que, supostamente, convidou o ICE a invadir sua sala de aula para prender alunos latinos, alegando que muitos sequer falavam inglês.

Em Baltimore, Maryland, outro docente usou as redes sociais para oferecer ao ICE uma lista de 50 estudantes imigrantes que participaram de manifestações pró-imigração, relatou a CBS News.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 30 de abril de 2025 - 13:41

LEIA MAIS

Anúncio