São Paulo
O Masp (Museu de Arte de São Paulo) estreou neste mês a nova programação para o vão livre com a instalação ‘O Outro, Eu e os Outros’, do artista colombiano Iván Argote. A obra marca a primeira exposição organizada pelo museu no espaço desde que passou a gerenciá-lo oficialmente.
Projetado por Lina Bo Bardi como uma praça pública sob o edifício, o vão livre tem 74 metros e foi pensado como espaço de convivência e manifestação cultural.
A instalação de Argote retoma essa ideia com duas plataformas móveis em formato de gangorras — com 15 metros de comprimento, cinco de largura e dois de altura. Os dispositivos se movimentam de acordo com o peso e a posição dos visitantes, criando situações que variam conforme a interação entre os participantes.
O funcionamento é simples, uma pessoa sozinha provoca pouca mudança. Enquanto grupos maiores, ao se reorganizarem, alteram o equilíbrio das estruturas, como uma gangorra. A obra propõe uma metáfora direta sobre coletividade, ação conjunta e presença no espaço urbano.
A obra já passou por diversos países como Arábia Saudita e França, e agora, pela primeira vez, poderá ser vista no Brasil.
noticia por : UOL