Anúncio

Cuiaba - MT / 16 de abril de 2025 - 7:28

Post da PM mostra policiais com braço erguido em frente a cruz em chamas

Além da cruz em chamas, há uma trilha marcada por fumaça de sinalizadores vermelhos e a sigla Baep ao fundo. Com imagens aéreas, agentes, viaturas e emblemas da corporação ficam à mostra. Não é possível identificar o local da filmagem, mas nota-se que ocorreu à noite. A página do Baep de São José do Rio Preto, que se autointitula como oficial, ainda não se manifestou publicamente sobre o teor da postagem.

O UOL tenta contato com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) para entender o objetivo do vídeo da PM do interior. Havendo resposta, o texto será atualizado.

Não há confirmação sobre correlação do vídeo com ritual supremacista. Contudo, historicamente, a queima de cruzes significa um ato de intimidação contra minorias, incluindo negros, judeus e imigrantes. Já o braço estendido foi apropriado por nazistas no século 20 e até hoje é utilizado por extremistas.

Há a interpretação no meio militar que o braço levantado pode significar um sinal de comando tático, utilizado em operações ou como cumprimento e que não teria relação com o nazismo. Contudo, a junção dos outros elementos contidos no vídeo não é comumente utilizada por forças policiais.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 16 de abril de 2025 - 7:28

LEIA MAIS

Anúncio