A cada hora quatro motos são furtadas ou roubadas no estado de São Paulo, mostra levantamento realizado pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) em parceria com a empresa de rastreamento Tracker, a partir de boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil.
De acordo com o estudo, no ano passado 38.039 motos foram levadas por ladrões em municípios paulistas. O número é 7,2% maior que os 35.465 registros de 2023.
A alta é puxada pelos furtos, que cresceram 11% entre os períodos comparados —foram de 24.423 casos para 27.283. Por outro lado, os roubos somaram 10.756 casos em 2024, com diminuição de 2,59% em relação às 11.042 queixas de 2023.
As estatísticas envolvendo motocicletas vão na contramão dos registros que levam em conta a soma de todos os tipos de veículos, incluindo carros. Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), os furtos e roubos de veículos no estado apresentaram queda de 4,46% e 23,64%, respectivamente, no ano passado, em comparação ao mesmo período de 2023.
O levantamento da Fecap mostra que, na capital paulista, o crescimento nos dois tipos de crimes (somados) foi ainda maior, de 9% –de 14.185 para 15.474 motocicletas subtraídas. O boletim Tracker/Fecap mostra que 75,74% das ocorrências estão concentradas em 20 municípios.
“Esse dado evidencia a necessidade de ações de segurança pública direcionadas e estratégias específicas para cada uma delas [das cidades]”, afirma o pesquisador Erivaldo Vieira, da fundação, responsável pelo estudo.
A SSP (Secretaria da Segurança Pública) não contesta os dados, mas, em nota, afirma ter intensificado ações de combate aos roubos e furtos de motocicletas, com foco nas investigações em lojas de peças automotivas e desmanches clandestinos, “visando identificar os receptadores responsáveis por alimentar a cadeia criminosa por trás desses delitos”.
“Essas ações, aliadas à intensificação do policiamento preventivo, resultaram em uma queda de 5% nos roubos de motocicletas na cidade de São Paulo ao longo de 2024, em comparação com o ano anterior. No estado, a redução foi de 3% no mesmo período”, diz a pasta, que não comenta a alta nos furtos.
Os 20 bairros com mais criminalidade na cidade de São Paulo (com 4.911 ocorrências) representam 31,7% do total desse tipo de furto e roubo no município, diz o estudo.
“A gente vê o sofrimento de quem anda de moto na cidade de São Paulo nos grupos de WhatsApp da categoria”, afirma Gilberto Almeida dos Santos, presidente do Sindomoto-SP (sindicato dos motoboys de São Paulo).
A avenida Sapopemba, que cruza a zona leste paulistana, teve elevação de 8,9% nas ocorrências, mantendo-se entre os logradouros com maior incidência de crimes —foram 79 casos em 2023 contra 86 do ano passado.
Esse avanço ocorre ao mesmo tempo que a motocicleta ganha destaque como meio de locomoção na região metropolitana de São Paulo. Além dos serviços de entrega por meio de aplicativo que dispararam a partir da pandemia e que usam motos.
Pesquisa Origem e Destino, do Metrô, com dados comparativos entre 2017 e 2023, aponta que o uso do transporte público caiu na Grande São Paulo, ao mesmo tem que o de motos cresceu —no ano que a última edição da pesquisa foi feita, 50% das famílias tinham motocicletas em casa para ir ao trabalho ou para estudar.
“Existe um interesse muito grande dos desmanches [pelos veículos desmontados] e a quantidade de motos nas ruas aumentou”, afirma Rafael Alcadipani, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
De acordo com a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a frota de motocicletas no estado cresceu 5% de 2023 para 2024, passando de 6,8 milhões para 7,1 milhões.
O levantamento Tracker/Fecap mostra ainda que motocicletas de baixa cilindrada são as preferidas.
Vitor Corrêa, gerente de comando e monitoramento do Grupo Tracker, afirma que essas motos também podem estar sendo usadas para outros crimes, como roubo de celulares —na manhã de quinta-feira (13), o ciclista Vitor Medrado, 46, foi morto a tiros na zona oeste de São Paulo pelo garupa de uma moto com placa clonada. O celular de Medrado foi roubado.
Para Alcadipani, a Polícia Civil tem dificuldade para fazer investigação criminal e de coibir esse tipo de crime. “É preciso fazer algum tipo de análise da investigação à medida que ela não está conseguindo desbaratar esse tipo de quadrilha.”
Em outro trecho da nota, a SSP diz que a cidade de São Paulo também conta com a Divecar (Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas), que realiza operações e investigações para deter infratores e apreender peças de veículos, incluindo motocicletas.
No último dia 31, afirma, um homem foi preso em flagrante por receptação e outros cinco foram identificados durante a Operação Drake, realizada na capital paulista para combater o roubo de motos de alta cilindrada.
“No total, foram apreendidas cinco motocicletas, incluindo quatro com queixa de roubo, além de diversos objetos. As investigações continuam para prender os demais suspeitos, e os itens apreendidos serão periciados”, afirma o texto.
DICAS DE SEGURANÇA
- Coloque trava de segurança
- Evite deixar o veículo na rua e prefira estacionamentos fechados
- Evite transitar em ruas desertas ou desconhecidas, principalmente durante o período da noite
- Evite parar a motocicleta para mexer no telefone ou GPS
- Busque sempre variar os horários e caminhos para que sua motocicleta não fique marcada
- Fique sempre alerta a tudo que acontece ao redor, se perceber uma situação de risco, mude o seu trajeto e procure ajuda das autoridades
- Quando sair para passear, dar preferência para andar em grupos de motociclistas
- Exija a nota fiscal na compra de uma peça usada
Fonte: Tracker
noticia por : UOL