A China, que é a maior compradora do petróleo iraniano, não reconhece as sanções americanas. A China e o Irã têm um sistema de comércio próprio que utiliza principalmente o iuan chinês e uma rede de intermediários, evitando o dólar e a exposição aos órgãos reguladores dos EUA.
A medida dá a Trump “todas as ferramentas possíveis” para evitar que o Irã seja um “ator maligno”, diz um assistente do Executivo.
Trump admitiu que a medida é dura, mas disse não ter opção. “Com alguma sorte, espero não ter que usá-lo demais”. Ele acrescentou que espera conseguir um acordo com o Irã.
Republicano aproveitou assinatura de memorando para alfinetar ex-presidente Joe Biden. Trump acusou Biden de não aplicar rigorosamente as sanções à exportação de petróleo, o que, segundo ele, encorajou Teerã a vender petróleo para financiar um programa de armas nucleares e milícias armadas no Oriente Médio.
As exportações de petróleo do Irã aumentaram durante o mandato de Biden, quando o país conseguiu driblar as punições. Em 2023, as exportações de petróleo de Teerã renderam US$ 53 bilhões e US$ 54 bilhões no ano anterior, de acordo com estimativas da Administração de Informações sobre Energia dos EUA. A produção em 2024 estava em seu nível mais alto desde 2018, com base nos dados da OPEP.
Irã tem acelerado “dramaticamente” o enriquecimento de urânio para até 60% de pureza, próximo ao grau de armamento de 90%, afirmou o chefe do órgão de vigilância nuclear da ONU à Reuters em dezembro. Mas o Irã nega a intenção de desenvolver uma arma nuclear.
noticia por : UOL