Anúncio

Cuiaba - MT / 17 de janeiro de 2025 - 19:04

Israel e Hamas: o que se sabe sobre o acordo de cessar-fogo?

Quem pode reivindicar o acordo entre Israel e Hamas — Joe Biden ou Donald Trump?

Além do anfitrião Catar, representantes do Egito, da Turquia e dos EUA atuaram como mediadores entre o governo israelense e a liderança do Hamas. Diante da iminente mudança de poder nos Estados Unidos, ambos os presidentes têm reivindicado o sucesso das negociações: o que sai, Joe Biden, e o que entra, Donald Trump.

Para o cientista político Johannes Thimm, da Fundação para Ciência e Política (SWP, na sigla em alemão), trata-se de uma “conquista compartilhada”. Segundo disse em entrevista para a rádio WDR5, está claro que a equipe de Joe Biden, que ainda é presidente, fez “o trabalho principal” para os EUA durante os meses de negociações no Catar. “No entanto, o cenário ameaçador que Trump construiu também pode ter desempenhado um papel importante”, avalia Thimm. Outro fator a ser considerado é provavelmente o fato de Israel ter conseguido alcançar muitos de seus objetivos militares.

Uma semana antes, Donald Trump havia ameaçado o Hamas: “Se esses reféns não estiverem de volta quando eu assumir o cargo, o inferno vai explodir no Oriente Médio. E isso não será bom para o Hamas, e não será bom para ninguém”.

Onde o acordo ainda pode fracassar?

Mas antes que o acordo possa entrar em vigor, o gabinete israelense ainda precisa dar sua aprovação. Isso estava previsto para a manhã desta quinta-feira, mas a reunião foi adiada. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o Hamas de rejeitar partes do acordo para “extorquir concessões no último minuto”. Um porta-voz do lado palestino negou a acusação.

noticia por : UOL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Anúncio

Cuiaba - MT / 17 de janeiro de 2025 - 19:04

LEIA MAIS

Anúncio