Quem passou pelo vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, a partir das 10h deste sábado (11), pode ter notado que, sob a sombra do Viaduto do Chá, havia uma movimentação maior que a usual: uma quadra de vôlei com areia, cadeiras de praia e sombreiros montavam o cenário. É a “Praia do Centro”, iniciativa da edição Sesc Verão 2025 que dura até o dia 23 de fevereiro, de segunda a domingo.
Mesmo há pouco tempo, era impensável que um evento acontecesse ali, diz Camila Aparecida Dalvani, 40, que visitava o local junto com o filho Lucas, 9. Apesar da recente reforma no vale, a insegurança do centro ainda afasta o público.
Atraída pela programação, que promete aulas de lambaeróbica— atividade que reúne dança e o treino aeróbico—, além de vôlei de praia, futevôlei e skate, a moradora do distrito de Perus compunha o grupo tímido de pessoas que estavam no evento em seu dia inaugural .
Foi por volta das 14h que mais pessoas começaram a aparecer. O motivo? A chegada das finalistas olímpicas do vôlei de praia feminino dos Jogos de Atlanta 1996, as duplas Jacqueline e Sandra e Mônica e Adriana.
As jogadoras fizeram uma partida rememorando a final histórica protagonizada por brasileiras, e confirmaram, pela segunda vez, a vitória de Jacqueline e Sandra. O set único teve placar apertado de 22 a 20, com direito a uma narração e público apaixonado.
Foi dessa forma que o evento atraiu Raquel Pinheiro, 40, que levou filha, genro, e marido. Ela havia visto o anúncio do jogo em noticiário na televisão e, apesar de não ser moradora do centro, tinha assuntos para resolver nas proximidades pela manhã. Aproveitou, então, para ficar e assistir ao jogo.
“Eu assisti à final! Não vou dizer que estava lá, porque não estava em Atlanta, mas estava vendo. Sou apaixonada por vôlei, não lembro nem para quem estava torcendo”, diz, emocionada, poucos minutos antes do início do jogo.
Ao longo do Sesc Verão 2025, a Praia do Centro ainda terá a presença de outros nomes do esporte nacional, como Lana Miranda, Josy Souza, Vinicius Ferreira e Bello (futevôlei) e Saulo (beach tennis).
A ideia do programa é estimular a prática de atividade física para todos os públicos, afirma Carol Seixas, gerente de esportes do Sesc São Paulo. “Neste ano, o nosso tema é ‘segue o jogo’, para aproveitar esse ‘boom’ dos jogos olímpicos para que as pessoas comecem a praticar atividade física e continuem”, afirma, acrescentando que o Sesc tem também como responsabilidade ocupar o centro.
É o que pensa também Sônia Souza, 64, moradora da região. Ela foi ao evento acompanhada do grupo de amigos que conheceu no Sesc Carmo, a cerca de um quilômetro dali. Todos praticam atividades físicas na unidade. “Aqui no centro não tem muitas atividades, então é um incentivo para as pessoas virem, porque elas têm receio de vir. Trazer o pessoal na confiança de que vai ser legal, de que não vai ter problema.”
Desde a reforma, há tentativas de ocupação do espaço do vale do Anhangabaú. O espaço foi concedido à iniciativa privada em 2021, após longa reforma que custou R$ 105 milhões ao município.
Cuide-se
Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar
Confira a programação da Praia do Centro nos próximos dias
BEACH TENNIS COM SAULO
Aulas abertas para o Beach Tennis. Saulo é ex-atleta da seleção brasileira de frescobol, atleta santista de beach tennis e possui especialização em esportes de praia. Local: vale do Anhangabaú.
12/1, 19/1, 2/2, 9/2, 16/2, 23/2, domingos, das 12h às 14h
15/1, 22/1, 29/1, 5/2, quartas, das 12h às 14h
17/1, 24/1, 31/1, 7/2, sextas, das 12h às 14h
18/1, 1/2, 8/2, sábados, das 12h às 14h
FUTEVÔLEI COM ATLETAS – COM LANA MIRANDA, JOSY SOUZA, VINICIUS FERREIRA E BELLO
Nesta atividade, os atletas Lana Miranda, Josy Souza, Vinicius Ferreira e Bello farão um jogo demonstrativo seguido de vivência e bate-papo com o público.
18/1, sábado, das 14h às 16h, Vale do Anhangabaú
RITMOS DO VERÃO – LAMBAERÓBICA
Com Rogério Filhos do Sol. A lambaeróbica mistura os passos da lambada com movimentos típicos das aulas de aeróbica, atividade que melhora a capacidade cardíaca e a resistência físico-respiratória. O grupo Filhos do Sol é referência em lambaeróbica no Brasil e seu fundador, Rogério Santos, está à frente do grupo desde a sua fundação, na década de 90. No Vale do Anhangabaú.
11/1 e 18/1, sábados, das 17h às 18h
12/1, 19/1, 2/2, 9/2, 16/2, 23/2, domingos, das 17h às 18h
14/1, 21/1, terças, das 17h às 18h
16/1, 23/1, quintas, das 17h às 18h
TREINÃO NA AREIA
Treino funcional na areia da Praia do Centro e aula aberta, para todos os interessados. Os treinos coletivos serão conduzidos pelos educadores em atividades físico-esportivas das Unidades Carmo e Florêncio de Abreu. Local: Vale do Anhangabaú.
13/1 a 14/2, segunda, quarta e sexta, das 11h às 11h45
noticia por : UOL