A cúpula da Câmara dos Deputados avalia que a discussão em torno da regulamentação da Inteligência Artificial (IA) no Congresso pode gerar um novo atrito com o Senado por causa de divergências sobre sua tramitação —e qual Casa terá a palavra final acerca do tema.
Líderes da Câmara defendem que um projeto mais antigo deve ser priorizado, em detrimento de um apresentado mais recentemente e com teor semelhante. Em 2021, os deputados aprovaram um projeto de autoria de Eduardo Bismarck (PDT-CE) que trata da regulamentação da IA. A proposta não andou no Senado.
Em 2023, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou um projeto com a mesma proposta. O texto foi aprovado em dezembro e, agora, segue para a análise dos deputados.
Um líder da Câmara afirma que isso pode gerar novo conflito entre as duas Casas, a exemplo do que ocorreu na discussão da legislação sobre crédito de carbono. Naquele momento, houve uma disputa entre Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) —e aliados do deputado não descartavam a possibilidade de que essa questão fosse judicializada.
Na avaliação desse deputado, será necessária negociação entre as duas Casas e seus próximos presidentes para chegar a um acordo sobre a tramitação dessa matéria.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
noticia por : UOL