A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em operação de fiscalização em sete empreendimentos de extração mineral na Amazônia Mato-grossense, nas regiões de Carlinda e Paranaíta, identificou que todas atuavam sem licença de operação.
Os empreendimentos irregulares foram embargados, os maquinários apreendidos e multados em R$ 180 mil.
As ações de combate à mineração ilegal ocorreram entre 21 e 26 de outubro e foram coordenadas pela Fiscalização de Empreendimentos da Sema, com apoio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e da Gerência de Operações Especiais (GOE).
Durante as ações, foram apreendidas três escavadeiras, quatro motores estacionários com bomba d’água acopladas e quatro motores. Duas escavadeiras forma inutilizadas e dois motores ficaram na Prefeitura de Paranaíta como fiel depositário.
O resultado geral da operação de fiscalização gerou sete autos de inspeção, quatro autos de infração, seis de embargo e interdição, sete apreensões, três termos de depósito e três termos de destruição.
As denúncias foram realizadas na Ouvidoria Setorial, e o planejamento contou com apoio do Núcleo de Inteligência.
Denúncias
Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelo 65 98153-0255, pelo email ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.
Fonte: SECOM MT