As eleições presidenciais de 2024 prometem ser as mais polarizadas já vistas nos Estados Unidos (EUA). A posição do presidente Joe Biden em relação à guerra na Faixa de Gaza o coloca na contramão da opinião de seus apoiadores mais importantes: jovens eleitores.
O americano Abdul Osmanu, de 22 anos, não tem certeza se vai votar novamente no presidente Joe Biden nas eleições de 2024. Grande parte dessa hesitação, diz ele, envolve o apoio do governo a Israel enquanto o país continua a bombardear Gaza.
“Como amante da paz, muçulmano e homem negro, é terrível ver o massacre dos palestinos”, diz Osmanu, que foi eleito para o conselho municipal local em 2021. “Seria difícil para mim, para a minha consciência, votar em um presidente que ajude e encoraje isso de diversas formas.”
O jovem eleitor do Estado americano de Connecticut, na costa leste, diz à BBC que está avaliando se votará em um candidato de um terceiro partido ou se não vai votar para presente – o voto nos EUA não é obrigatório.
A decisão é difícil, no entanto, porque ele – e muitos outros jovens eleitores – não querem ver Donald Trump eleito novamente.